segunda-feira, 10 de maio de 2010

Primeira incursão: boas surpresas x problemas esperados

No último sábado fiz minha primeira exploração de bicicleta pela cidade. Escolhi uma manhã de sábado por dois motivos bem simples: o primeiro é porque o trânsito é mais leve, minha inexperiência ainda me deixa inseguro no trânsito, e o segundo é por ser sábado o único dia que tenho livre para isso. Assim, não tinha muita escolha mesmo.

O percurso escolhido foi o seguinte: Saí de casa, na Av. Jaguaré, fui até a Estação Vila Olímpia da CPTM, onde acessei a ciclovia da Marginal Pinheiros, a qual percorri até sua extremidade em Interlagos, e fiz o caminho inverso para voltar, passando pela avenida do jóquei e atravessando a marginal pela ponte Cidade Jardim (momento tenso).

Minha intenção, além de me testar no trânsito de São Paulo, era conferir como ficou a ciclovia da marginal e o bicicletário da estação Vila Olímpia. Confesso que fiquei surpreso com o que vi. Na ciclovia quase tudo estava muito bem acabado, bem sinalizado, havia boa infra-estrutura para o ciclista (banheiros limpos, muitos funcionários, ajuda de manutenção para as bikes, um posto de apoio na metade do percurso) e belos jardins plantados nos canteiros. No bicicletário há segurança e um esquema de registro sem muita burocracia e que me pareceu funcionar bem. Também há problemas, como as canaletas nos cantos das escadas para subir com a magra até a passarela, bem pouco práticas e mal projetadas, uma vez que não levam em conta a distância entre o corpo das bicicletas e as extremidades dos pedais, fazendo com que, em movimento natural, os pedais se choquem com as vigas de sustentação das escadas. Outro problema, este já muito comentado, é o de poucos acessos a ciclovia, o que inviabiliza seu uso como via de transporte rotineiro, restando a ela o uso exclusivo para lazer (além das extremidades o único ponto de acesso é na estação Jurubatuba da CPTM). Seria sensacional um acesso pelo Berrini, muita gente poderia ir trabalhar usando a ciclovia. Apesar desses problemas, essa iniciativa é um alento depois de tantos anos de defasagem neste plano.

Apesar de toda essa parte técnica e dessa discussão sobre o transporte na cidade, o que realmente me chamou a atenção ao entrar na ciclovia foi o aspecto ambiental. A primeira impressão é péssima. O cheiro que o rio exalava estava longe de ser agradável. Porém o contraste com a beleza dos jardins à beira da ciclovia e a boa estrutura desta me fez pensar em como há como se mudar as coisas. Durante muito tempo achei que os casos dos rios Pinheiros e Tietê eram perdidos, mas minhas esperanças voltam ao perceber que, a medida que as pessoas ocupem este espaço, vejam (e sintam) o rio de perto, e voltem a se incomodar com a situação dele, coisa que dos carros já nem percebemos mais, e passem a cobrar efetivamente providências do poder público, que há anos promete uma solução para a poluição dos rios paulistanos e não move uma palha para que isso aconteça.

Isso tudo (a parte boa) foi a que me surpreendeu nesta jornada. O que não me surpreendeu foi o desrespeito de muitos motoristas, que encapsulados dentro de suas máquinas pouco se importam com o que está do lado de fora, contanto que não sejam atrapalhados pelo mundo externo. É realmente perigoso andar de bicicleta pelo trânsito, não se pode perder a atenção um minuto, deve-se sempre estar ligado. Senti que o maior perigo para o ciclista vem dos ônibus, muitos motoristas não sabem a desproporção de forças entre os monstros que conduzem e uma bicicleta. Isso tudo sem falar do banho que tomei no túnel embaixo da Eusébio Matoso, próximo ao Jóquei Clube. Ainda bem que não era esgoto! Mas serviu de lição para não passar mais por ali, sempre há água de um lençol freático jorrando por ali e formando poças.

Enfim, fiquei muito feliz (e quebrado, 4 horas de pedal) com minha primeira jornada ciclística urbana por São Paulo. Pretendo agora conhecer outros bicicletários, provar um inclusive, e testar novas rotas para começar a usá-las de modo mais funcional nos dias de semana. Vamos ver no que dá.


Outras fotos:

Entrada da Estação Vila Olímpia

Painel de regras para uso do bicicletário (clique nele para ampliar)


Estacionamento da Estação Autódromo

Posto de Serviços da Estação Autódromo




Estação Jurubatuba da CPTM


Podridão

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